O BNDES suspendeu todas as operações de financiamento de caminhões, ônibus e maquinários pelo Finame PSI, mantendo apenas as do Procaminhoneiro. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, com medo do aumento das taxas – previsto para 31 de março -, as empresas apresentaram um volume enorme de novos pedidos nas últimas semanas.
O BNDES acredita na possibilidade de esses novos pedidos extrapolarem o orçamento de R$ 134 bilhões, estabelecido para o PSI em junho de 2009.
A expectativa do mercado é que as taxas subam no segundo trimestre deste ano, inclusive as do Procaminhoneiro. Atualmente, elas são de 4,5% para esta linha, que é voltada aos motoristas autônomos e às microempresas. Já o Finame PSI, destinado a médios e grandes transportadores, tem taxa anual de 8%.
A Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir) divulgou nota dizendo-se muito preocupada com a notícia. “No dia 22 de fevereiro, durante coletiva realizada pela nossa entidade, dissemos que teríamos um crescimento em 2011 da ordem de 4,5% sobre o ano passado. Infelizmente com as novas notícias, já teríamos uma mudança de cenário de crescimento para queda aproximada de 20%, desde que esta suspensão não seja longa e que as novas regras atendam os anseios do mercado, pois, caso contrário, teremos um resultado muito pior”, disse o presidente da Anfir, Rafael Wolf Campos.
Fonte: Revista Carga Pesada
CREDITOS AO BLOG AMO CAMINHÕES!
Nenhum comentário:
Postar um comentário